Bons profissionais da segurança do trabalho precisam conhecer as melhores práticas preventivas contra acidentes no ambiente laboral. Você sabia que a higiene e segurança no trabalho andam de mãos dadas e que essa relação pode ser a chave para a solução de diversos problemas corporativos?
A higiene ocupacional é uma ferramenta que auxilia na prevenção de acidentes ao promover qualidade de vida e bem-estar, evitando possíveis doenças ocasionadas por conta de funções exercidas na jornada de trabalho.
Não é incomum observar que, em diversos locais e setores, há trabalhadores diariamente expostos a riscos que podem prejudicar sua saúde ou integridade física.
Grande parte dessas ameaças pode ser reduzida quando o profissional responsável pela segurança do trabalho tem um olhar voltado para as questões de higiene, disseminando informação e conscientizando as equipes.
Continue acompanhando este artigo para entender mais sobre o assunto!
Como se relacionam a higiene e segurança no trabalho
Segundo informações da Previdência Social e do Ministério do Trabalho, aproximadamente 700 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho todos os anos no Brasil. Trabalhadores de vários setores são afetados, embora nenhum ultrapasse o de serviços e indústria no ranking de desastres.
Na busca pela redução desse índice terrível, profissionais de segurança recorrem a diversas ações preventivas e, muitas vezes, não dão a devida atenção ao quesito higiene.
Quando falta higiene no ambiente de trabalho os processos tendem a ser desorganizados, propiciando problemas como quedas e perdas em produtividade. Além disso, a ausência de uma lógica que facilite a execução das tarefas agrava as dificuldades locais, aumentando as chances de acidentes e insalubridade.
Quem deseja ter um ambiente de trabalho agradável precisa contar com fatores organizacionais ligados à limpeza e higiene, e não apenas à iluminação, ergonomia do espaço e temperatura.
O nível de limpeza impacta diretamente no bem-estar dos funcionários, fazendo com que eles se sintam melhor durante o cotidiano. Isso sem falar que a boa higiene afasta o risco de proliferação de agentes infecciosos, como bactérias, ácaros e mosquitos.
Quando a segurança do trabalho está preocupada com a organização dos equipamentos, máquinas, objetos e circulação de pessoas, é possível que a empresa lucre. Mas para isso é preciso programar uma cultura preventiva baseada na limpeza constante.
No próximo tópico, compartilharemos dicas para que você possa manter a higiene e segurança no trabalho de maneira unificada e prática. O esforço dependerá não apenas do técnico de segurança ou dos membros da CIPA, mas de todos os colaboradores envolvidos. Cabe a você endossar essa responsabilidade mútua.
Dicas para manter a higiene no local de trabalho
Desenhe um plano definido de limpeza
É importante definir de que maneira a limpeza diária será feita. Nesse caso, vale lembrar que, como todo processo coletivo ligado à segurança no trabalho, esse conjunto de ações deve ser documentado.
Treine as equipes de manutenção para desenvolver um método de organização. Não se esqueça de definir os produtos a serem utilizados em cada procedimento e quem serão os responsáveis por cada atribuição.
Organize o ambiente com o método 5s
Se você nunca ouviu falar no método 5s, saiba que se ele baseia na previsão de que todas as pessoas da empresa podem contribuir para a organização do ambiente. Basta que os seguintes sensos sejam acompanhados:
- Utilização;
- Ordenação;
- Limpeza;
- Padronização;
- Autodisciplina.
Organize um DDS sobre limpeza
O Diálogo Sobre Segurança (DSS) é uma oportunidade para a promoção das medidas de prevenção de doenças e acidentes. Trata-se de uma medida que faz parte da programação dos técnicos de segurança e surge como uma maneira prática de compartilhar informações sobre riscos que podem comprometer a integridade física dos trabalhadores.
O DDS é fundamental nesse tipo de atmosfera para conscientizar os trabalhadores de que a higiene tem tudo a ver com a segurança no trabalho. Aproveite o momento de diálogo com os colaboradores para abordar esse tema, exemplificando sempre que possível.
Crie uma cultura de higiene
Para estabelecer uma cultura higiênica no ambiente de trabalho é preciso ser incisivo e ficar de olho no modo como os funcionários organizam o espaço. Na prática, é importante definir regras como:
- Não se alimentar fora da cozinha;
- Descartar lixo e resíduos em locais apropriados;
- Não deixar o chão molhado ou escorregadio;
- Manter a mesa ou área de trabalho organizada;
- Cuidar da limpeza de locais coletivos, como o banheiro.
O ideal é que o empregado já conheça esses procedimentos na contratação ou na integração. Por outro lado, nem por isso você deverá deixar de reforçar a importância da higiene na segurança do trabalho.
Como a higiene e a segurança no trabalho oferecem ganhos de produtividade
Imagine a seguinte situação: seu funcionário está disposto a trabalhar com todo o gás possível, mas não encontra os recursos necessários para desenvolver sua função por completo. Quando vai ao banheiro, ele está imundo. Decide-se tomar um café, a cozinha está um caos e há moscas em lixeiras transbordantes. Como alguém consegue trabalhar assim?
A falta de limpeza não só diminui a performance da equipe, como também impacta negativamente a experiência dos próprios clientes, interferindo no valor que atribuem à sua marca.
Mediante a sujeira, é provável que o funcionário perca o estímulo. Afinal, ele precisa ter em mãos o material necessário para trabalhar, organizando tudo de modo lógico e oferecendo praticidade e rapidez aos processos.
Dentre os resultados negativos de uma higiene deficiente estão:
- Cansaço aparente;
- Pouca qualidade de vida;
- Baixa motivação entre os funcionários;
- Redução no índice de produtividade;
- Aumento de doenças infecciosas (inclusive as graves, como dengue);
- Diminuição da higiene pessoal devido à sujeira do ambiente;
- Redução da vida útil de equipamentos e outros materiais de trabalho.
A higiene ocupacional é uma ferramenta-chave para o desenvolvimento da qualidade de vida dos trabalhadores nas organizações. Além de prevenir possíveis doenças ocupacionais, também garante a proteção do trabalhador de diversos modos, como vimos neste artigo.
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Fonte: https://conect.online