O segmento da saúde acompanhou a evolução tecnológica que o mundo vem experimentando. Nesse sentido, surgiu a Saúde 4.0, com uma nova abordagem que aprimora a prestação de serviços médicos, exames, cirurgias e praticamente tudo que melhora o atendimento à saúde.
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As empresas podem participar desse processo de evolução da saúde, acelerado pela pandemia atualmente vivida. Mas, afinal, o que é Saúde 4.0 e como a pandemia afetou esse processo? Como as empresas podem participar dessas melhorias?
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O que é Saúde 4.0?
O termo Saúde 4.0, em analogia à Indústria 4.0, faz referência à utilização de inovações tecnológicas para a prestação dos serviços de saúde. Da mesma forma, envolve a interação entre paciente e médico, assim como entre os profissionais de saúde.
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Trata-se de um novo paradigma nesse segmento, no qual o paciente tem condições de tornar-se mais participativo. Na verdade, o cidadão comum vem se tornando cada vez mais conhecedor de sua própria saúde com as facilidades de informação trazidas pela internet, assim como os compartilhamentos pelas redes sociais.
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Para esse fim, um tablet ou smartphone já é suficiente para operacionalizar os contatos ou avançar bem mais, por exemplo, fazendo uso da telemedicina. Muito ainda podem realizar as novas soluções trazidas pela tecnologia aplicada à saúde 4.0, impulsionadas pela pandemia da COVID-19.
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Como a pandemia ajudou no crescimento da Saúde 4.0?
A pandemia vem acelerando o desenvolvimento de processos e de soluções inovadoras, disseminando e, até, popularizando o seu emprego. A chamada Quarta Revolução Tecnológica, no âmbito da saúde, intensificou, sobretudo, as inovações digitais remotas de comunicação.
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Assim, por exemplo, a necessidade de isolamento social como forma de prevenção à disseminação do vírus da COVID-19 estimulou a utilização da referida telemedicina. E, embora se trate de um instrumento que já existia, seu emprego ganhou força como solução para o atendimento de consultas médicas na pandemia.
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Com isso, o paciente não precisa se deslocar até o consultório médico para ser atendido. Os estabelecimentos públicos de saúde que dispõem de infraestrutura utilizam a telemedicina, além da interatividade e das facilidades dos aplicativos institucionais próprios que se integram a esse novo formato.
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Nesse sentido, além do atendimento médico, o agendamento de consultas, a indicação de medicação e as solicitações de exames, entre outras soluções, foram viabilizadas mais intensamente em razão da pandemia. O mesmo se pode dizer das relações e das interconsultas entre os profissionais médicos.
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Ao mesmo tempo, não se pode deixar de considerar o esforço hercúleo de toda a ciência no sentido de encontrar soluções que amenizem a realidade imposta pela pandemia. Como resultado, equipamentos foram aprimorados, procedimentos instituídos, normas desenvolvidas e uma infinidade de inovações se apresentam a cada dia.
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Que exemplos de inovações de saúde 4.0 se destacam?
É certo que a pandemia acelerou a chegada de tecnologia, impulsionando a Saúde 4.0 por todo o país. Ao mesmo tempo, inovações continuam surgindo e aprimorando as respostas que todo o sistema de atenção à saúde necessita.
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Desse modo, nas inovações de saúde 4.0, consolidam-se soluções para facilidade de acesso a consultas, exames, cirurgias e tratamentos. Na mesma direção, seguem a automação de análises laboratoriais e o desenvolvimento de equipamentos de diagnóstico mais precisos, entre outros.
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De todo modo, inovações essenciais estão por trás dessas soluções que agilizam os atendimentos às demandas de saúde 4.0. Conheça, a seguir, as mais importantes, porque dão sustentação às demais.
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Internet das coisas
A Internet das Coisas (IoT), essencialmente, é a utilização da comunicação entre equipamentos que produzem dados junto a outros que processam esses dados e realizam alguma tarefa. Essa comunicação se dá por meio da internet e, por essa razão, o nome IoT.
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Desse modo, pulseiras que medem a frequência cardíaca enviam essa informação para uma nuvem de dados. Esta, por sua vez, pode ser acessada por um aplicativo que emite um relatório com diversas recomendações para o usuário, entre elas a possibilidade de agendamento com um cardiologista.
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Computação em nuvem
A grande facilidade oferecida pela nuvem é o armazenamento de dados, que podem ser em pequenas ou grandes quantidades, em um ambiente virtual diferente dos servidores dos respectivos usuários. Desse modo, informações, como o prontuário médico de pacientes, podem ser acessadas pelo profissional de saúde a partir de qualquer ponto onde esteja.
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Da mesma forma, laudos sobre exames podem ser emitidos a distância, a partir do acesso do profissional aos resultados dos exames (laboratoriais, radiografias) armazenados em nuvem. Facilidades como essas agilizam o atendimento médico e as respostas indispensáveis.
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Inteligência artificial
A principal importância da Inteligência Artificial (IA) é o acréscimo de dados e elementos confiáveis para construir e aprimorar linhas de raciocínio. Com isso, consegue-se aumentar a eficiência do médico e da medicina oferecida ao cidadão.
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Nesse sentido, a IA tem se sobressaído na emissão de laudos radiológicos posteriormente validados pelo médico, mas avaliados por centrais que a empregam. A IA também pode dar, por exemplo. importante suporte nas avaliações neurológicas que requerem diagnósticos mais complexos, além de inúmeras outras possibilidades.
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Como as empresas podem estar mais atentas a realidade da saúde 4.0?
A tecnologia está aí, e toda empresa pode dispor dela, direta ou indiretamente. O trabalho com parceiros experientes, dispondo de tecnologia e especializados, pode trazer soluções, por exemplo, para as principais questões de relacionamento com os colaboradores. Veja, a seguir, algumas medidas que podem ser tomadas.
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Adotar soluções para investir na atenção primária
O cuidado com a saúde e bem-estar em nível de atenção primária na empresa reduz significativamente os problemas de saúde enfrentados pelos colaboradores e pode ser uma importante estratégia na saúde 4.0. Assim, o ambulatório médico da companhia tem papel relevante na atenuação do número de casos que poderiam resultar em absenteísmo, horas perdidas e prejuízos para os negócios.
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Trazer benefícios para a empresa e seus colaboradores
As tecnologias estão disponíveis com vistas a facilitar o atendimento médico e prover soluções mais eficazes. Também as organizações podem participar diretamente desse processo por meio de empresas especializadas em saúde e bem-estar para os colaboradores.
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Trazer benefícios dessa natureza incorpora vantagens para todos. Como resultado, pode-se promover o engajamento, melhorar o clima organizacional e ampliar a retenção de talentos da empresa, entre outros.
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Escolher parceiros capacitados
A forma mais eficiente de incorporar benefícios e melhorar a produtividade na empresa é contar com parceiros experientes e capacitados para promoverem as melhorias. A expertise de que são dotados e a tecnologia de que dispõem para esse fim fazem toda diferença.
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Nesse sentido, o RH das empresas tem muito a lucrar com os resultados que são alcançados quando se trabalha com um parceiro experiente e de confiança.
Como você pode ver, a Saúde 4.0 veio para ficar e constitui uma importante mudança, estimulada pela pandemia, trazendo incontáveis soluções e melhorias para a saúde em seu sentido mais amplo.
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