Muitas organizações delegam algumas de suas tarefas e de seus serviços a empresas especialistas naquela atividade. Esse processo é chamado de terceirização, mas, mesmo quando é vantajoso, nem sempre a gestão da companhia terceirizada está alinhada com a cultura e os valores da contratante.
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Por isso, a segurança do trabalho para equipes terceirizadas deve ser analisada de perto. De acordo com a Lei nº 13.429/2017, é responsabilidade da contratante garantir segurança, higiene e salubridade aos colaboradores no local de trabalho.
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Além disso, mesmo que os encargos trabalhistas sejam de responsabilidade da terceirizada, se ela se ausentar, a Justiça pode acionar a contratante. Neste texto, apresentamos boas práticas para a gestão de equipes terceirizadas em termos de segurança do trabalho, para proteger os trabalhadores e evitar incidentes. Acompanhe!
Invista em palestras e treinamentos
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Se a empresa não se preocupa com a proteção dos funcionários, dificilmente eles prestam atenção a esse detalhe. Por isso, é importante, desde a contratação, oferecer treinamentos às equipes para mostrar a relevância de cumprir os procedimentos de segurança referentes às atividades executadas.
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As palestras podem ser aliadas importantes nesse aspecto, principalmente se forem dinâmicas e deixarem o trabalhador à vontade para opinar e tirar dúvidas. Até mesmo um bate-papo informal com os gestores pode ajudar a fixar a ideia de seguridade.
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Um bom exemplo, simples de implementar e com alta eficácia é o DDS (Diálogo Diário de Segurança), já abordado em um dos nossos posts.
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Eleja lideranças terceirizadas
A dificuldade dos funcionários terceirizados de se subordinarem aos supervisores da contratante é um empecilho comum que pode colocar a vida de muitos em risco. Por isso, é importante que cada equipe escolha seu líder, que será um porta-voz para reportar tudo o que ocorre aos gestores.
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Esse líder será responsável por fiscalizar as atividades, para evitar a ocorrência de incidentes. Isso facilita o trabalho dos gestores da contratante já que, muitas vezes, o número alto de trabalhadores pode dificultar o controle.
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Proporcione um ambiente saudável
É de extrema importância que sejam respeitadas as normas de segurança na execução das tarefas, mas é imprescindível que o local seja propício para uma rotina laboral saudável. Assim, a contratante precisa se preocupar com a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).
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É necessário saber se o material está em boas condições de uso e se há um número suficiente de peças para atender a todas as equipes. Caso não haja, é essencial fornecer o que falta.
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Estabeleça um processo de auditorias periódicas
Um ponto muito importante, que não pode ser negligenciado, é a responsabilidade do contratante em garantir a segurança, higiene e salubridade para os contratados. Como essa garantia está intimamente ligada à natureza da atividade e por consequência a normas regulamentadoras específicas, uma boa prática é estabelecer um processo de auditorias periódicas que visam monitorar o grau de conformidade das práticas e processos da contratada com as normas pertinentes e, caso se identifique alguma “não conformidade”, sejam construídos planos de ações para endereçar esses pontos, que também devem ser acompanhados periodicamente.
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Considere contratar um serviço de gestão de segurança
Mesmo que a companhia tenha um engenheiro e um médico do trabalho, engajar os trabalhadores pode ser um problema. Então, contratar uma empresa especializada em gestão de riscos e em segurança e saúde ocupacional pode ajudar na rotina da empresa e auxiliar na tarefa de construir uma cultura de segurança.
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Pronto! Agora, você conhece algumas boas práticas e formas de gerenciar a segurança do trabalho para equipes terceirizadas. Lembre-se de que uma gestão eficiente evita situações de risco e garante um ambiente de trabalho saudável.
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Fonte: https://blog.safesst.com.br/seguranca-do-trabalho-para-equipes-terceirizadas-como-funciona/