Quando se trata do transporte de cargas e de passageiros, é preciso respeitar a lei do motorista. Essa lei entrou em vigor em 2015 e compreende os deveres e direitos de todos os condutores, incluindo os profissionais que trabalham em sua empresa. Atualmente, ela sofreu algumas alterações.
.
O Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é o quarto pais do mundo com mais mortes por acidentes de trânsito, ficando atrás apenas da China, Índia e Nigéria. No Brasil, morre uma pessoa a cada 15 min vítima de acidentes de trânsito.
.
Por isso é tão primordial que os motoristas em geral tenham muita consciência de sua responsabilidade e tratem a segurança sempre como uma prioridade, tomando cuidados considerados simples, mas muitas vezes deixados de lado, que podem evitar acidentes e salvar muitas vidas.
.
Jornada de trabalho e descanso
De acordo com a lei, a jornada máxima dos motoristas profissionais é de 8 horas diárias. Todavia, é permitido a realização de 2 horas extras ou, até 4 horas extras por dia, se previsto em convenção ou acordo coletivo. Não há um horário fixo para começar e terminar a jornada do motorista. Existem algumas regras, como por exemplo:
.
- Um descanso de 30 minutos é obrigatório a cada 5 horas para motoristas que transportam cargas e a cada 4 horas para motoristas que transportam passageiros;
- O tempo de almoço deverá ser de pelo menos 1 hora.
.
Já com relação aos descansos, a nova lei diz que em 24 horas de trabalho, o motorista deve descansar por 11 horas. Dentro desse período, devem ser ininterruptas pelo menos 8 horas e as outras 3 horas podem ser fracionadas. Além disso, se a viagem durar mais de 7 dias, o motorista pode descansar por até 24 horas.
.
Manutenção da frota
Como anda a manutenção dos seus veículos? É importante ressaltar que uma rotina de inspeção — como checar toda semana a pressão dos pneus, por exemplo — pode ajudar muito a minimizar gastos inesperados. Além disso, garante maior segurança enquanto o veículo estiver sendo utilizado. Por essa razão, realize as seguintes análises periodicamente:
.
- Vazamentos: é possível detectar por visualização do conjunto motriz ou através de gotejamento no solo;
- Níveis dos reservatórios: é importante sempre checar o nível dos líquidos (líquido de freio, óleo da motor, água do radiador, entre outros);
- Iluminação: se o veículo não tiver um alerta para lâmpada queimada, é possível realizar uma inspeção visual;
- Pneus: sempre que possível, analise a pressão dos pneus e também do estepe. Ao colocar a pressão correta, você evita o desgaste precoce, e possibilita identificar se há no alinhamento do veículo alguma irregularidade;
- Ar-condicionado: analise de período em período as condições do filtro antipólen e realize a higienização de todo o sistema de circulação;
- Manutenção preventiva: atente-se às peças suscetíveis à troca conforme sua utilização por quilômetro rodado.
Segurança do motorista
Há algumas orientações muito importantes para aumentar a segurança dos motoristas de sua empresa, como:
- Realizar exame toxicológico — a partir de uma pequena amostra de cabelos — para detectar a utilização de drogas em um período de 90 dias antes do teste.
- Dentro dos prazos previstos, deve-se realizar todas as revisões dos veículos;
- Jamais conversar ao celular no momento em que estiver na direção;
- Quando estiver em uma curva, não utilizar os freios. Escolher pela redução da velocidade via freio-motor;
- Ficar constantemente atento à distribuição da carga em seu veículo, a fim de assegurar que haja uma estabilidade melhor;
- Posicionar os retrovisores com a finalidade de conseguir um maior ângulo de visão e diminuir os pontos cegos;
- Quando estiver em vias de alta velocidade, sempre permanecer a uma distância segura de outros veículos;
- É primordial utilizar o cinto de segurança, que diminui significativamente a quantidade de vítimas fatais em acidentes.
Agora ficou mais fácil compreender como funciona a segurança do trabalho do motorista. É muito importante estar atento a essas questões e se preocupar com a saúde do motorista. Para tal, é preciso contar com uma empresa que possa te ajudar nessa missão, como a SAFE. Ela é uma empresa de gestão de riscos, segurança do trabalho, assessoria e consultoria em saúde ocupacional de renome no mercado.
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎️: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #segurança #SST #motorista #segurançadotrabalho #saude #OMS
.
Fonte: https://blog.safesst.com.br/seguranca-do-trabalho-do-motorista/