Qual o significado de SIPAT?
A SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho – é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devendo ser realizada com frequência anual.
Qual a importância da SIPAT?
Realizar uma semana de SIPAT é alertar, acompanhar e conduzir à empresa num todo para práticas corretas dentro do ambiente de trabalho afim de prevenir acidentes e doenças.
Qual o objetivo da SIPAT?
A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho. Confira todas as dicas para realizar uma SIPAT de sucesso!
Treinamentos em SIPAT
Realizar Treinamentos em SIPAT é alertar, acompanhar e conduzir à empresa num todo para práticas corretas dentro do ambiente de trabalho afim de prevenir acidentes e doenças. Os Treinamentos em SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre corre do dia a dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.
Quantos dias duram uma SIPAT?
De acordo com sua definição, a SIPAT ocorre uma vez ao ano no período de uma semana onde as palestras e atividades da SIPAT são realizadas em horário de trabalho.
Como surgiu a SIPAT?
A SIPAT originou-se no ano de 1971 conforme o decreto 68255 onde instituiu a Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho, levando em consideração o alto índice de trabalhadores acidentados na época. Instituiu-se assim a SIPAT como obrigatória com execução em qualquer período do ano segundo a legislação brasileira. Acidentes, saúde, alimentação saudável, alcoolismo, tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis são os temas obrigatórios na realização de uma SIPAT.
Legislação SIPAT
A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra “O”, “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)”.
Como organizar uma SIPAT?
A organização de uma SIPAT é uma fase extremamente importante para que ela seja concretizada com sucesso. Definição de responsabilidades destinadas a cada equipe; escolha de um coordenador; divisão de tarefas; programação das reuniões ao decorrer do ano; definição de data e frases de impacto para divulgação da sua SIPAT para a empresa são algumas das etapas indispensáveis.
Como realizar uma SIPAT de sucesso?
Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários envolvendo, também, os diretores, gerentes e familiares se possível.
Ela não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida.
Existe um número mínimo de funcionários para a realização da SIPAT?
Não há um número específico de funcionários descrito por lei para a realização de uma SIPAT. As empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte devem ter a consciência da importância da SIPAT para o trabalhador e para si, pois, alertar e conscientizar é a melhor prevenção para possíveis acidentes.
Há necessidade de documentar a SIPAT?
O registro de todo evento que acontece em uma empresa pode ser ou não efetuado, isso vai de acordo com as práticas e rotina de cada instituição. Porém, documentar um evento como a SIPAT pode servir como prova de que ela realmente ocorreu, recomendamos assim que seja realizado.
Principais programas SIPAT
• Stand Científico (temas obrigatórios da NR-5)
• Palestras Show gratuitas
• Teatro Segurança no Trabalho
• Percepção de Risco
• Comportamento Seguro do Trabalhador
SEGVIDA: TRANSFORMAR REALIDADES E MATERIALIZAR SOLUÇÕES ! Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA – SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE pelo site: www.segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – Zona da Mata
Fonte: https://qualividaeventos.com.br