SSO um valor de sustentabilidade do negócio! Decisões em Segurança e Saúde Ocupacional.
Desde muito cedo somos preparados para tomar decisões. Fazer escolhas mexe muito com a gente, pois ao decidir por algo ou alguma coisa, declinamos do direito de outras tantas alternativas.
.
Buscamos por motivação (Motivo + ação). Razões de convencimento, elementos de convicções que nos assegurem a assertividade. A motivação resulta da vontade de ganhar/vencer ou da necessidade de não perder. Portanto, alicerçada nos dois pilares: obter um ganho; evitar uma perda!
.
Neste caminho, habitualmente, os profissionais graduados em Segurança e Saúde no Trabalho sofrem uma carga muito grande na tomada de decisão. Se pecar. Que seja por excesso; jamais por omissão. O seu erro nas escolhas ou decisões podem implicar em prejuízo irreversível, irreparável e imensurável para as partes que confiam no seu saber.
.
Contudo, sabe o profissional de SSO, que a capacidade de percepção de perigos ou riscos*** a fim de evitar o evento danoso prevendo e gerenciando esta eventual exposição é variável de indivíduo para indivíduo. Inúmeros são os fatores que interferem que interferem, por vezes atrapalham sobremaneira esta capacidade de aceitação ou de reconhecimento de ameaças. Logo, não identifica/localiza a fonte geradora (perigo) muito menos, pesa a sua probabilidade de ocorrência e a gravidade de eventuais danos (risco). Entre os principais fatores que acreditamos possam influenciar negativamente esta capacidade de percepção, temos:
.
Portanto, legitimados para utilizar na plenitude a nossa Faculdade ou ato de julgar, formar um conceito, fazer diligências, apreciar um “fato”, e emitir um parecer técnico a partir deste entendimento de risco ou perigo, da exposição ocupacional, fazemos claro discernimento, emitimos um voto, um parecer consubstanciado em elementos de convicção/ razões de convencimento obtidos por dados técnicos diligentes. Uma opinião qualificada, expertise.
.
No entanto, outros tantos não legitimados, sem qualquer averbação ou comprometimento com fatos e dados, diligências objetivas, podem sim, emitir – Juízo de Valor. Todavia, não passam de opinião pessoal, ponto de vista sobre o FATO. Estes últimos, “palpiteiros” emitem ponto de vista sobre o fato, que ultrapassm limites do objeto de sua designação.
.
A isso, denominamos de Vício de Origem: O vício de origem pode implicar na nulidade absoluta do ato. Pressupõe o seu arquivamento por ausência de requisitos formais indispensáveis para a sua lavratura, pois carece de credibilidade.
.
A cada minuto, fazemos escolhas. Renunciamos alternativas. Tomamos decisões de alto impacto. A proteção à saúde e à vida do trabalhador é o maior patrimônio de qualquer sociedade de trabalho e um direito irrenunciável. Aquele que atentar contra elas, por ação ou omissão, negligência, imprudência ou imperícia poderá sofrer as consequências de sua decisão/escolha.
.
A SEGVIDA possui parceiros com competência para assessorar a área de #RH e #SST em como conduzir a saúde mental, emocional e física das equipes, integradas com as equipes multidisciplinares da Segurança e Higiene Ocupacional. Nosso foco? Desenvolver ferramentas e ações que auxiliem no cuidado da saúde mental, física e emocional e com isto a qualidade de vida, o que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da vida no ambiente operacional! Solicite-nos um orçamento, materializando soluções e transformando realidades!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #sustentabilidade #saudeocupacional #ação
.
Fonte: https://rsdata.com.br/sso-um-valor-de-sustentabilidade-do-negocio/