Para garantir a segurança do trabalho, a empresa deve fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os colaboradores, visando a sua proteção. Porém, além de entregar e fiscalizar o uso desses itens, também é importante oferecer o treinamento de EPI.
Muitas empresas não conhecem esse serviço ou não entendem a sua importância, acreditando que sua única obrigação é comprar os equipamentos e entregá-los aos empregados, sempre que necessário. Para esclarecer esse assunto e mostrar a importância desse treinamento, preparamos este post para você. Continue a leitura e saiba mais!
O que é treinamento de EPI?
Esse treinamento tem o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância do uso dos EPIs e ensinar como utilizá-los da forma correta para, então, protegê-los dos riscos envolvidos nas atividades exercidas na empresa e evitar acidentes de trabalho.
O uso desses equipamentos é capaz de reduzir ou neutralizar os riscos do ambiente de trabalho, trazendo diversos benefícios para a saúde do trabalhador. Mas, para isso, os empregados devem entender quais são os riscos envolvidos na sua função, a finalidade de cada EPI, como usá-lo e como conservá-lo, tendo em vista que todos esses fatores influenciam na sua segurança.
Por que o treinamento é importante?
Primeiro, é preciso saber que a NR-6 do Ministério do Trabalho, que trata dos EPIs, determina que é obrigação do empregador orientar e treinar os empregados sobre o uso adequado, a guarda e a conservação dos equipamentos. Dessa forma, oferecer os treinamentos é fundamental para que a empresa cumpra, de fato, as regras previstas na legislação.
Mas não é apenas esse motivo que torna esse procedimento tão importante. Somente com os treinamentos adequados os trabalhadores aprendem como usar corretamente cada equipamento e são conscientizados sobre os riscos de não utilizá-los. Vale lembrar que uso inadequado pode reduzir a efetividade dos EPIs e causar desconfortos nos empregados. Portanto, além de ser uma medida importante para que a empresa cumpra as suas obrigações e evite problemas com a Justiça do Trabalho, o treinamento também proporciona mais segurança e conforto para os empregados.
Como executar esse treinamento?
O treinamento deve ser oferecido por um profissional capacitado, que explique todos os tipos de EPI que os trabalhadores devem usar. Por isso, pode ser necessário executar vários treinamentos e fazer certificados específicos para cada um deles, indicando:
- os tipos de EPIs abordados;
- os itens explicados: uso, guarda e conservação;
- nome, data e assinatura do trabalhador.
Além disso, é importante refazer os treinamentos anualmente e arquivar todos os certificados, que servirão como prova em caso de ação judicial ou fiscalização. Outro ponto relevante é que, reduzindo ou eliminando os riscos com o uso de EPIs, a empresa pode ser desobrigada a pagar o adicional de insalubridade ou, ao menos, reduzir a porcentagem aplicada (que varia de 10% a 40%).
Dessa forma, o treinamento de EPI traz diversos benefícios para a empresa. Mais segurança para os trabalhadores, melhores condições de trabalho e redução de custos, tanto pela diminuição das despesas com os adicionais de insalubridade quanto pela diminuição dos riscos de ações trabalhistas relacionadas à saúde e à segurança do trabalho.
SEGVIDA: TRANSFORMAR REALIDADES E MATERIALIZAR SOLUÇÕES ! Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA – SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE pelo site: www.segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – Zona da Mata.
Fonte: http://blog.gaveteiro.com.br/2018/12/17/o-que-e-treinamento-de-epi/. Escrito por Fernanda Silva