fbpx

Vou começar este texto lhe fazendo uma pergunta: O que vem a sua cabeça quando você pensa em uma empresa de excelência em Segurança do Trabalho? Uma nova visão sobre a Segurança do Trabalho
.
Antes que você responda, eu gostaria que você soubesse que fiz esta pergunta para alguns alunos e todos responderam que seria uma empresa sem acidentes e doenças. Alguém deve estar pensando: Sim, também pensei nisso. Qual o problema?
.
Você não acha estranho relacionar a Segurança justamente com situações em que não temos a Segurança?
.
Não sei se você consegue perceber que olhamos para a Segurança do Trabalho por meio das situações que dão problema, ou seja, uma empresa é considerada segura ao ser avaliada pelo baixo número de acidentes ou doenças e não por situações positivas e seguras que desenvolva, ou seja, ao invés de termos indicadores que crescem pois estamos acertando mais, avaliamos a Segurança do Trabalho pela diminuição do número de erros. Uma nova visão sobre a Segurança do Trabalho
.
Qual o problema? Você pode estar dizendo.
Se a segurança é vista como um não-evento, algo que não deve ocorrer, ela não pode nem ser observada, nem medida. Se passamos cinco anos sem nenhum acidente diremos que a empresa é perfeita, mas não temos como dizer exatamente como conseguimos isso. Ao mudarmos nosso modo de pensar e passarmos a entender os motivos das tarefas darem certo e reforçar estas ações, teremos uma visão mais coerente de ser entendida.
.
Se passarmos a identificar o problema apenas quando algo inadequado como um acidente, ocorrer devido a algum ajuste que não deu certo, não funciona. Percebe que trabalhamos de forma reativa.
.
Também pensava do jeito tradicional como Segurança do Trabalho sendo menor número de erros, mas faz algum tempo, fui apresentado pelo colega Paulo Gomes a um estudioso que me fez mudar a visão sobre o tema.
.
O estudioso é o professor Erik Hollnagel que apresenta um conceito diferente sobre o tema. De acordo com Hollnagel, nosso foco deveria ser oposto, ou seja, o que fazemos para que as atividades deem certo. Por exemplo, se você faz a manutenção de uma determinada máquina semanalmente durante cinco anos e nunca houve nenhum problema, mas após 260 atividades adequadas temos um acidente, como agimos? Atualmente vamos tentar descobrir o que deu errado, mas nunca nos passa pela cabeça identificar o que foi feito nas outras 260 vezes que sempre deu certo. Ou seja, quais os ajustes e habilidades que foram semanalmente utilizados que evitaram este acidente.
.
Hollnagel, defende que a gestão da segurança deve deixar de tentar assegurar que “o menor número possível de erros ” e passar a assegurar “o maior número possível de acertos”. Chama essa visão de Segurança II.
.
Devemos ter em mente que mesmo estabelecendo procedimentos detalhados e treinamentos contínuos, na vida real o trabalho diário possui uma variabilidade de desempenho que apenas por meio de contínuos ajustes realizados pelo trabalhador, acidentes são evitados e sucessos são alcançados.
.
Ou seja, os trabalhadores são considerados como um recurso essencial para obter a flexibilidade necessária ao sistema, visão diferente da segurança tradicional que considera a falha dos trabalhadores como a causa dos acidentes. No entanto, não significa que devemos jogar toda a nossa antiga gestão para o ar e focar apenas nesta nova visão, o ideal é justamente juntar as duas formas de pensar para assim conseguir uma empresa realmente segura.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria gratuita sobre este importante trabalho. Nosso foco? Minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎️: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.

SEGVIDA #SST #segurançadotrabalho #saudeocupacional #capacitação #prevenção

.
Fonte: https://rsdata.com.br/uma-nova-visao-sobre-a-seguranca-do-trabalho/