Nem toda máscara protege completamente contra a covid-19. Com o avanço dos estudos sobre o coronavírus (Sars-CoV-2), os profissionais de saúde perceberam que tão importante quanto usar proteção é escolher a adequada. Em meio às muitas opções, a com maior efetividade é PFF2, com uma eficácia, em média, de 95% de capacidade de filtragem.
.
O modelo antes era restrito aos profissionais de saúde, mas com a pandemia, a Peça Facial Filtrante (PFF), se popularizou. A dentista Maira Sá, 29, por exemplo, fez questão de comprar para toda a família no início da pandemia.
.
“Por essa máscara ser inicialmente voltada ao uso hospitalar, só a encontrava em sites de materiais odontológicos e com limite de cinco unidades por CPF. Já sabia da efetividade dela, tanto que já atendi pacientes com covid-19 e não peguei a doença por conta do uso da PFF2”, conta.
.
A epidemiologista da Fiocruz Naiá Ortelan explica que as camadas da PFF2 são capazes de filtrar quase totalmente as partículas presentes no ar. Além disso, possui formato anatômico com clipe nasal, o que faz com que não deixe folgas por onde possa entrar ar não filtrado. E as fitas da máscara são presas na cabeça em vez da orelha, dando maior sensação de conforto.
.
“Para reconhecê-las é importante checar a empresa fabricante. Como se trata de um equipamento médico, precisa ter certificado de aprovação da Anvisa e selo do Inmetro. Essas informações precisam estar no rótulo. Uma exceção são as máscaras infantis, que estão sendo produzidas agora com os mesmos materiais, mas com tamanho menor”, detalha Naiá, explicando que uma PFF2 adulta vem em tamanho único e se encaixa perfeitamente no rosto de qualquer pessoa.
.
O que pode e o que não pode com a PFF2:
A PFF2 foi pensada, inicialmente, para ser descartável. No entanto, após seu uso ser difundido, novos estudos constataram que ela pode ser reaproveitada sem perder a eficiência, dede que alguns cuidados sejam tomados. Veja o que pode e o qu não pode fazer com a máscara:
.
1. Não lavar e nem deixar molhar;
2. Não passar álcool;
3. Não usar a mesma máscara por mais de 12 horas seguidas;
4. Deixar ao menos 3 dias em local arejado antes de reutilizar;
5. Descarte a máscara se o material estiver desgastado ou rasgado
“Essa reutilização tem tanto um aspecto econômico, ficaria muito excludente, pois poucas pessoas teriam condições de usá-las, quanto ambiental, por todo o lixo plástico que isso resultaria”, argumenta Naiá.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria gratuita sobre este importante trabalho. Nosso foco? Proteger o trabalhador dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde no trabalho, evitando ou atenuando a gravidade das possíveis lesões durante o trabalho., que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #mascara #PFF2 #recomendação #saúde #proteção #EPI
.